» TEMA 5: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESCOLA E COMUNIDADE


Educação Ambiental: Escola e Comunidade

           A Educação Ambiental surge com a finalidade de promover a compreensão da interdependência entre vários setores, como a economia, a política social, a ecologia e a sociedade, tornando a comunidade apta a agir em busca de alternativas e soluções para os seus problemas ambientais. Na escola o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino e aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e buscando soluções, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes e a conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania. Revendo valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, levando o mesmo a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, e o aumento exagerado pela população na geração de resíduos sólidos causadores da destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies.
           Uma vez que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando as demais espécies que existem no planeta. Além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência. Por isso é importante que haja um planejamento do uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais.       
Autoria do texto: Daiane, Mariane e Raffaela