» TEMA 6: AS RELAÇÕES DAS ATIVIDADES HUMANAS E A DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE



As Interrelações entre Meio Ambiente e Sociedade

          Desde o inicio da humanidade, os povos são incentivados a possuir bens, quanto maior a quantidade de bens maior seria o seu “status”, e com isso, criou-se o prazer em adquirir cada vez mais e mais bens de consumo. Com o passar dos anos, a demanda aumentou e os produtos que antes eram duradouros agora são descartáveis, gerando assim o consumismo descontrolado e o descarte cada vez mais rápido dos mesmos em uma busca insensata ao adquirir novo e o mais moderno. Na verdade criou-se uma sociedade egoísta, que só pensa em consumir sem pensar no futuro, usurfluindo das matérias primas como se fossem inesgotáveis. Hoje A realidade atual exige uma reflexão cada vez menos linear, e isto se produz na inter-relação dos saberes e das práticas coletivas que criam identidades, valores comuns e ações solidárias diante da reapropriação da natureza, numa perspectiva que privilegia o diálogo entre saberes.
          A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação constante do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento. O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.

          Na Lei Federal nº 6.938/81, § I, do artigo 3º, da Política Nacional do Meio Ambiente, define meio ambiente como "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". Assim, entende-se que a expressão "meio ambiente" deve ser interpretada de uma forma ampla, não se referindo apenas à natureza propriamente dita, mas sim a uma realidade complexa, resultante do conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sócio-econômicos, bem como de suas inúmeras interações que ocorrem dentro de sistemas naturais, artificiais, sociais e culturais.
          A relação de respeito e responsabilidade entre homem/natureza tem que ser vivenciada por todos e repassada em pequenos atos, mas que são essenciais na aquisição de uma vida melhor. Não adianta obter conhecimento se ele não é empregado, a reflexão sobre as ações cometidas diariamente por cada cidadão é um importante passo para a educação ambiental. Contudo, é necessário formar uma consciência ambiental critica, onde cada cidadão possa lutar pelo meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Texto grupo: Michele, Josiele, Fábio e Nildo